31 de agosto de 2015

Bolo de Fubá Delicioso






Os bolos com farinha de milho despertavam-me atenção... com a sua textura fofa e amarelada. Teria sim que experimentar... estava a ser difícil a escolha, e deixei o tempo passar... 

Quando vi este bolo, viajava pelo blog de uma amiga muito especial... li, reli... e soube que tinha  encontrado uma boa receita, e como tantas mais, que podemos encontrar na sua cozinha !!
Pus mãos à obra, procurei uma boa farinha de milho e preparei a receita.





Não poderia ser diferente do que tinha imaginado, e mais uma vez os ingredientes não me tinham enganado.
Tem sido um sucesso. Já este ano, em Oeiras, tive que deixar o link para a receita. Aqui no Porto também já fez grandes amizades...

Amizade... palavra linda...  mágica... que pode acontecer gratuitamente e sem nada se pedir... ela surge, ela NASCE !!!

Foi assim que nasceu a minha amizade com a querida Josy !!.  aqui, Cozinhando com Josy, poderão encontrar a receita original... e não deixem de visitar o blog !!

Nunca tinha provado doces com farinha de milho "o afamado Fubá" e foi ansiosa que esperei sair do forno... realmente, os créditos do fubá eram muito merecidos. Eu... fiquei enamorada dos sabores do Fubá e nunca fico muito tempo sem o preparar. 






Ingredientes

2  ovos
*180 g de farinha de milho, o admirável Fubá
90 g de farinha de trigo, usei a extra-fina para bolos, da Nacional
210 g de açúcar
100g de óleo
200 g de leite de coco
1  lata de leite condensado
1  pacote de nata pasteurizada, para pastelaria (para bater) 
1  colher de sopa bem cheia de fermento em pó (20g)

* Usei farinha de milho, proveniente de Agricultura Biológica, da Herdade D Carvalhosa. Tem uma cor e um sabor muito  característicos e, é obtida em moinhos de pedra, permitindo assim uma moagem lenta sem aquecimento, salvaguardando o seu valor nutritivo


Preparação·

Separe as duas claras, e os restantes ingredientes,  bata no liquidificador.
Vai ficar uma massa lisa, bem amarelinha. Deite essa mistura numa taça e acrescente as claras em neve bem devagar, até incorporarem totalmente. 


Coloque a massa numa forma untada e enfarinhada, e da sua preferência. Se usar a forma de bolo inglês, leve ao forno pré aquecido a 160°C por aproximadamente 50 minutos, ou até espetando o palito, este saia seco (mas levemente úmido). 

Usando tabuleiro, o tempo de cozedura reduz alguns minutos. Verificar bem a temperatura, pois depende de cada forno e a massa tem tendência para alourar em demasia, assim sendo, coloque um tabuleiro na prateleira a cima do bolo e se utilizar folha de alumínio, que esteja a massa já cozida para que não adiria à folha de alumínio, e deixe terminar a cozedura.

A massa fica com uma textura bem fluída, mas é assim mesmo !!


E com chá de laranja da Tetley, e folhas de cidreira-hortelã, que tenho num vaso, estas fatias de bolo, fizeram as delicias do nosso lanche !!!









Aqui na varanda o sol da manhã é a a satisfação da Mia, neste vaso tenho uma variedade de cidreira-hortelã especial para tisanas e infusões, e ainda, vários cactos Aloé. 






25 de agosto de 2015

Empada de Frango com Cogumelos e ...






Gosto de fazer estas empadas... é aliciante e estimula a criatividade. Cada empada é uma surpresa  e só repito a pedido. Cá em casa, adoramos massa folhada... pena ter muitas calorias !!!!.... A que  utilizo ultimamente, não empola  tanto, mas tem a vantagem de ser uma massa com menos gordura.

E mais  uma vez... vamos a  um aproveitamento...    daqueles ingredientes que  sobram  de outras refeições. Esta que hoje trago, é a pedido... e faço-a muitas vezes !! 







Da existência que subsiste há séculos  e espalhada pelos quatro cantos do mundo, os antigos Pastelões, hoje são chamados de empadas. No nosso país,  estão nas nossas mesas, pelo menos desde a época Medieval.

Consistiam em unidades salgadas de grandes dimensões e recheios diversos. Só mais tarde e no século XIX os pastelões pequenos ficaram conhecidos, como empadas de caixa. E a sua origem foi um recurso usado nos dias estabelecidos de abstinência de carne e que se serviam como refeição, permitindo assim, que a abstinência viesse disfarçada, para a mesa.

Existem muitas versões por mundo fora. No Reino Unido os pastelões fazem parte da cozinha quotidiana. São as famosas Cornish Pasties, em que a batata é o elemento essencial no recheio e começaram por ser  uma uma refeição tradicional dos mineiros da Cornualha. A batata era a base de toda a alimentação no sul do Reino Unido e ainda na Irlanda.

São grandes as tradição. Nas empanadas Sul Americanas mais típicas, o recheio consiste em tudo cortado em pedacinhos, carne, batata,cebolas e passas de uva. Depois as Pies americanas com os mais diversos recheios, doces e salgados. E que poderão ter sido levados para o Novo Mundo  por colonos ingleses.

Em Espanha as Empanadas Galegas são de inegável qualidade, tal como mas nossas Empadas Alentejanas e que podem ser consumidas como  refeição. E, temos ainda e já com massa folhada, o famoso Pastel de Chaves.

Ao surgir a massa folhada, as empadas poderam  ter outra aparência e a possibilidade de um sem fim de  inovações...





Inredientes

400 g de massa folhada, convém que a embalagem, seja de duas placas de 200g cada
250 g de frango assado, desfiado
300 g de alho francês, ja cortado
250 g de cogumelos franceses, cortados em quartos
50 g de pimento vermelho laminado
0, 5 dl de azeite
2 dl de molho branco ou bechamel, ou, usar o de compra
1 folha de louro
1 ovo, para pincelar
1 colher de leite ou água
noz moscada, facultativo
tomilho, facultativo
sal





Preparação
  1. preparar todos os ingredientes como vê nas fotos.
  2. Deite o azeite no tacho e deixe que aqueça bem (sem fumegar).
  3. juntar de início o alho francês e mexer continuamente para que não queime mas que aloure ligeiramente.
  4. Acrescente os cogumelos e continue a envolver a mistura, mantenha a temperatura do lume se a 3/4 do máximo. O cogumelo com pouca temperatura começa a largar a sua humidade e perde toda a sua textura.
  5. junte a folha do louro e salpique algumas pedras de sal.
  6. Após 2 minutos não mais, acrescente o pimento e envolva toda a mistura.
  7. Finalmente o frango e de imediato tempere com a noz moscada a gosto, mexa toda a mistura por um minuto e adicione o molho bechamel bem quente, envolva  e retire do lume. Se utilizar o tomilho, é nesta altura que perfuma o recheio.

O molho bechamel aqui, tem a função de tornar os ingredientes levemente cremosos e mais Homogéneos.  





Como pode verificar os legumes não estão passados, os cogumelos estão (al dente) e o frango mantém a sua textura.
Do segundo ao sétimo item, a preparação não deve ultrapassar os 10 minutos a 8. Deixe arrefecer completamente antes de a aplicar na massa folhada.

Estando este preparado frio, polvilhe ligeiramente a bancada e retire a massa folhada do frio e estende-a sobre um pouco de farinha, procure não ultrapassar a medida pretendida. Esta minha tinha por medida, 25 cm por 20 cm. Após a massa esticada e para a colocar no tabuleiro utilize o rolo, sem polvilhar a massa com farinha, enrole a massa no rolo e deixe escorregar para o tabuleiro desenrolando. Com um garfo pique toda a extensão que vai levar o recheio.  Pré aqueça o forno a 250º C e quando colocar a empada reduza um pouco (230)





A massa que vai cobrir a empada tem que ser ligeiramente maior devido ao volume do recheio. Pincele com água fria toda a área de massa sem recheio e use a mesma técnica de enrolar a massa no rolo para que a possa colocar sem dificuldade. Faça uma ligeira pressão com os dedos sobre a área que foi molhada, e com uma faca afiada apare as extremidades. Dissolva a gema com uma colher de chá de leite (ou água) e pincele a tarte. Evite que a gema escorra para as extremidades e cortes, dificultando assim o folhar. 


  


Etapas de forno:
  1. Assim que a massa crescer e ficar com tom dourado, mais ou menos escuro, pois depende do gosto. Deve levar +/- 15 a 20 minuto.
  2. Baixe a temperatura do forno para 150º C e a empada fica no forno mais 15 minutos. 
Estas duas etapas são de extrema importância, a 1ª etapa, é para a massa adquirir o seu volume, parecendo até, estar já pronta. A 2ª etapa, vai firmar a estrutura do interior da massa, deixando-a cozida e crocante.










Façam as vossas experiências !!

Mas... utilizem pouca farinha a esticar a massa folhada. A que uso, é a do Mini-preço.

13 de agosto de 2015

Bolo Mil Folhas com Ovos Moles



O aniversário da minha filha já foi e não tive oportunidade de publicar o bolo. E nem fatia sobrou para a foto...



"Parabéns" minha filha por mais esta data
Parabéns pela beleza que espalhas por onde passas!
Parabéns pela doçura dos teus gestos - pela ternura que sempre
têm tuas  palavras.
Parabéns minha filha por teres crescido assim, tão cheia de vida, de alegria,
enchendo nossos dias de uma paz verdadeira - a paz do amor.
Como mãe, sinto-me orgulhosa por seres a pessoa que és: sincera; meiga;
inteligente; leal; lutadora; uma profissional vencedora; alguém que planeia e realiza. 
Vai em frente. Continua no caminho que escolheste - estarei aqui -  hoje e sempre.
Da mãe que te adora.

Este ano preparei um dos bolos que mais gostas !! 




Ingredientes para a massa do bolo

4 ovos 
Açúcar - o peso dos ovos
Farinha - metade do peso dos ovos
1  colher de sopa de água morna
Tabuleiro de 30cm x 35cm, untado e forrado com papel vegetal, também untado.


Preparação

Bata as gemas com a água e o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Bata as claras em castelo bem firme e adicione à mistura das gemas com leveza, e a farinha peneirada. Envolva com suavidade, em movimentos debaixo para cima. Deite a massa no tabuleiro e alise. Leve ao forno pré-aquecido a 170º C, verifique ao fim de 10 minutos, depende muito dos fornos, mas a massa não deve secar. 

Desenforme o bolo, corte ao meio e enxarope com a calda.




Ingredientes para os ovos moles e massa folhada

400 g  de açúcar
4  gemas
3  ovos inteiros
2  dl de água
1  placa de massa folhada de 300 g, no máximo

Preparação


Misture o açúcar com a água, e leve ao lume a ferver 2 minutos, retire e deixe amornar muito bem. Junte as gemas com os ovos batidos e leve novamente ao lume para engrossar mexendo sempre para não queimar. Deve fervilhar muito levemente quase 2 minutos. Deixe arrefecer completamente antes de utilizar.

Massa folhada

Estique a massa folhada e tome por medida uma metade da massa do bolo, mas terá ainda de deixar pelo menos 3 cm a mais nas margens de cada lado, porque a massa ao cozer, vai crescer e pode perder medidas.

  


Cobertura e Xarope

150 g de amêndoa cortada em laminas
Açúcar em pó para polvilhar

150 g de açúcar
1,5 dl de água
1 cálice de licor 

Preparação do xarope

Leve a ferver a água com o açúcar 3 minutos. Retire do lume adicione o licor e enxarope o bolo de imediato.

Montagem do bolo

  1. Coloque uma das metades do bolo sobre uma base fixa e barre com os ovos moles. 
  2. Por cima vai por a placa de massa folhada e barre também com ovos moles, por fim, coloque a segunda metade do bolo. 
  3. Com uma boa faca de serrilha apare as quatro laterais do bolo, cubra com ovos moles. 
  4. Salpique abundantemente com a amêndoa, por forma a quase cobrir a massa e polvilhe com açúcar em pó.




Notas 
  • O meu bolo tem muito pouca amêndoa porque havia... quem não gostasse.
  • Na calda de enxaropar pode substituir o licor pelo aroma que mais gostar, Ex: casca de limão, pau de canela, baunilha....


Receita do Chefe Silva
Prosa da web        

1 de agosto de 2015

Sumo Detox de Fruta e Nozes






A alimentação é sem dúvida, o hábito que mais influencia a nossa saúde. Os efeitos benéficos de uma alimentação sã, são aumentados quando se praticam outros comportamentos de saúde: ar puro, água, sol, exercício físico, repouso e boa disposição mental.
Mas como os excessos não deixam de  acontecer na nossa alimentação, há que estar atento para poder compensar e repor os nutrientes essenciais. 

E foi com essa convicção que hoje estamos a partilhar, uma forma saudável de manter o equilíbrio no nosso organismo. 


.  

Os sumos desintoxicantes melhoram o desempenho da nossa memória, aumenta o nosso bem estar, assim como no sistema imunológico. Hidratam a pele e melhoram o sono...



Ingredientes

1 fatia de melão, 200 g
1 fatia de melancia 150 g
1 ameixa
2 laranjas em sumo
5 nozes grandes
1 rodela de gengibre
folhas de hortelã

Preparação

Coloquei no copo da varinha a fruta arranjada, as nozes e o sumo da laranja. Triturei mas de forma a que se sentisse as nozes.



Com o meu Sumo Detox participo nesta edição de Agosto, de  Dia Um... Na Cozinha.